Entrevista: a porta de entrada das empresas
A psicóloga Jéssica Namura, profissional com experiência em recursos humanos e especialista em gestão de negócios, preparou algumas dicas para quem vai participar de sua primeira entrevista de emprego. Confira cinco passos para se sair bem.
1 – Conheça a empresa
Pesquise, visite o site, procure a empresa nas redes sociais. Mostrar que conhece o mercado e o público da empresa é um sinal de interesse. Ponto para você!
2 – Mantenha a calma
Fato: entrevistas de emprego causam ansiedade, principalmente para quem está participando pela primeira vez. Respire, conte até cem, relaxe.
3 – Seja objetivo
A entrevista é a oportunidade da empresa conhecer o candidato. É importante falar sobre si e suas experiências, porém com o cuidado para falar demais ou sair do assunto.
4 – Evite usar gírias
Pode ser que no momento de nervosismo uma ou outra gíria acabe escapando. Calma, não é por isso que você vai perder a vaga, mas lembre-se: usar em uma linguagem clara e objetiva causa boa impressão.
5 – Não desanime
Os processos seletivos das empresas as vezes demoram um pouco, por isso não desanime se não houver uma resposta imediata. Se a resposta for negativa não tem problema. Afinal, quem nunca ouviu um não? Pergunte ao entrevistador sobre os pontos que o desqualificaram e use a experiência como um aprendizado para o futuro.