Entrevista: a porta de entrada das empresas

A psicóloga Jéssica Namura, profissional com experiência em recursos humanos e especialista em gestão de negócios, preparou algumas dicas para quem vai participar de sua primeira entrevista de emprego. Confira cinco passos para se sair bem.

1 – Conheça a empresa

Pesquise, visite o site, procure a empresa nas redes sociais. Mostrar que conhece o mercado e o público da empresa é um sinal de interesse. Ponto para você!

2 – Mantenha a calma

Fato: entrevistas de emprego causam ansiedade, principalmente para quem está participando pela primeira vez. Respire, conte até cem, relaxe.

3 – Seja objetivo

A entrevista é a oportunidade da empresa conhecer o candidato. É importante falar sobre si e suas experiências, porém com o cuidado para falar demais ou sair do assunto.

4 – Evite usar gírias

Pode ser que no momento de nervosismo uma ou outra gíria acabe escapando. Calma, não é por isso que você vai perder a vaga, mas lembre-se: usar em uma linguagem clara e objetiva causa boa impressão.

5 – Não desanime

Os processos seletivos das empresas as vezes demoram um pouco, por isso não desanime se não houver uma resposta imediata. Se a resposta for negativa não tem problema. Afinal, quem nunca ouviu um não? Pergunte ao entrevistador sobre os pontos que o desqualificaram e use a experiência como um aprendizado para o futuro.

 

 

Inscreva-se

Essa é a sua chance de fazer uma qualificação profissional!